quinta-feira, outubro 04, 2018

Os Milagres de Vida do Meu pai....


Ao se construir uma família, há que se ter em conta um milagre. Não daqueles mega acontecimentos, do tipo que se torna notícia, mas o miraculoso efeito das coisas simples da vida; o milagre que acontece todos os dias quando alguém acredita em si mesmo, no outro, naqueles a quem ama, e naquilo que dá sentido a sua vida, o motor diário que faz a engrenagem da vida rodar, a sua fé, na vida e no que virá – como diz o poeta (*)

O milagre da família é fruto de quem acredita na convivência dos diferentes que se amam, que apostam suas fichas num investimento diário e flexível de seu tempo, paciência, economias, projetos; o milagre que acontece quando há uma vontade de fazer dar certo! O milagre que acontece quando há perdão, quando há recomeço (mesmo que quase diariamente). 

Ao se construir uma família, há que se deixar contaminar pelo sonho de todos, e usufruir do grande milagre que é poder assistir a própria família ir nascendo, crescendo e acontecendo...  Entre vitórias, abatimentos, perdas e ganhos.

Meu pai tinha essa perspectiva milagrosa de vida, a mesma do sábio do Eclesiastes.... 

“Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz. Então entendi que nesta vida tudo o que a pessoa pode fazer é procurar ser feliz e viver o melhor que puder. Todos nós devemos comer e beber e aproveitar bem aquilo que ganhamos com o nosso trabalho. Isso é um presente de Deus.”
(Eclesiastes 3:11-13)

 Para o meu pai, chegou o tempo de partir, e para nós, o de chorar a dor dessa separação momentânea, mas também o de agradecer o privilégio de ter usufruído de sua companhia por tantos anos de jornada terrena. Para mim, foi  uma companhia muito semelhante à ideia que tenho de anjo, quase que feito para cuidar de mim.

Eu sou um dos pequenos milagres do meu papai... Um dos que ele acreditou e apostou suas fichas.

Com ele, conheci a música, o “tico-tico cá, tico-tico lá...Tico-tico que comia meu fubá...” E, nesse ritmo, aprendi que trabalhar cantando tornava o cansaço mais leve, e o trabalho mais divertido.
Com ele, aprendi a fazer massas de cimento, pedra e areia pra rebocar a parede da nossa casa; aprendi a sempre oferecer um sorriso aos que cruzavam o  meu caminho... E, com ele, entendi que Deus era alguém capaz de me surpreender e emocionar muito, mesmo numa simples oração... Ele repetidas vezes, se emocionava ao orar, e ao falar das coisas que Deus lhe havia proporcionado...

Meu pai acreditava em milagres, e esperava por eles com  paciência e fé, e isto lhe dava a força de um
Leão. E foi assim que ele provavelmente conseguiu chegar até aqui, no fim da linha imaginária entre terra e céu.

Louvo a Deus pelo milagre da vida do meu pai, e do legado espiritual, emocional e de ética que nos deixa.

Meu pai já não mora mais aqui. Ele agora mora dentro de mim, e em todo lugar! Meu pai explodiu em amor e rompeu as barreiras limitantes da vida para finalmente experimentar o que não nos é possível enxergar com olhos humanos! Meu pai transcendeu. Meu pai voltou pra casa!

Obrigada, Deus, pelo meu "ticacáqui", pelo meu Racnela...

Te amaremos eternamente, Pai!

(*) "Semente do Amanhã" (Gonzaguinha)

6 comentários:

Unknown disse...

Crônica repleta de amor e sentimentos. Lindo demais, Betinha.

Airô Barros disse...

Beth mana querida, que homenagem lindra! Que Deus abençoe e fortaleça a todos e a cada um particularmente. Unida n'Ele, cheirin

Elias Bittencourt disse...

"As pessoas não morrem, ficam encantadas." Obrigado, Betinha, por traduzir o que o Seu (meu, nosso, de todos) Alencar foi pra nossa família. Te amo, maninha!!! Beijabraços

Unknown disse...

Agora fica as lembranças, que serão eternizadas pra sempre em nossos corações����
Linda mensagem tia Betinha ������

Rosalia disse...

Betinha, sempre com lindas palavras para descrever o que há em nossos corações. Dos ensinamentos, dos sentimentos, dos exemplos, dos caminhos que teríamos que trilhar e que antes de iniciarmos a nossa jornada colocaram rosas ao invés de pedras para que o nosso início fosse com o aroma do amor.

Unknown disse...

Linda homenagem em uma sábia escolhas de palavras. Beijos!

Envelhecer é diferente de apodrecer

Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem? (Confúcio) Eu, com certeza, seria velha, em qualquer momento. Devo ter na...