quinta-feira, julho 25, 2013

Vida - Um Devaneio Divino?


Frequentemente, me flagro refletindo sobre os mistérios da genética e todo processo histórico criacional da vida em seu fascínio de beleza, magia e terror. Sim, terror. Porque a vida é bela, é mágica, mas também é aterrorizante, mesmo para os mais esclarecidos e espiritualizados.
Todo salto no escuro é aterrorizante. Bungee jumping, por exemplo, é um esporte fascinante, mas (embora não sendo comum no escuro) também pode ser aterrorizante. A vida é uma aventura, de muita adrenalina. Uma aventura que não se inicia a partir de mim e que não dura o meu tempo. A vida é uma aventura atemporal. É um fôlego inesgotável que anima diferentes espécies, num universo cheio de encantos e buracos, e que nos parece eterna enquanto nela acontecemos, e definível em nossas limitações quando buscamos explicá-la. Mas a vida está para muito além do nosso entendimento...
Se dermos vazão a toda sorte de questionamentos a respeito da origem e sentido da vida, acabaremos por pousar num plano de devaneios.
Eu diria que suaves devaneios me ocorrem na caminhada. Parecem inevitáveis. Mas, olhando para trás, revisitando a história, posso afirmar que o que conseguimos evoluir em teorias (comprovadas ou não) , em avanços científicos e exploração do universo, muito disso veio de algumas mentes em devaneios, ou de alguém que pensava-se estar em devaneios..Logo, a vida, às vezes, para alguns, é devaneio.
Viver a vida é o que não está além de nós. É o nosso pedaço no latifúndio da história, é a nossa vez de experimentar a aventura, de preferência, com certa dose de devaneio.
Não se preocupe. Deus muito provavelmente considerou esta hipótese. Aliás, seria loucura ou total heresia se eu imaginasse que o mundo é fruto de um devaneio divino?
Seja como for, aquilo que está tão além do meu entendimento, só pode emanar de uma fonte igualmente imensurável e gloriosa, com a sensível diferença de que, para esta fonte, certamente nunca é escuro, nem aterrorizante, e sobre quem o tempo não age. São estes pequenos detalhes de diferença que nos tornam assim, seres tão...humanos.
.

Nenhum comentário:

Envelhecer é diferente de apodrecer

Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem? (Confúcio) Eu, com certeza, seria velha, em qualquer momento. Devo ter na...