terça-feira, junho 04, 2013

Filhos? Não, obrigada! - Revista Veja, 29/05/2013

É muito louco tentar entender essas inversões de comportamento e valores...

Homossexuais lutando para oficializar relações e adoções, e mulheres (hetero feminino) dizendo NÃO à maternidade...

Eu compreendo que, em meio as mais diversas circunstâncias pessoais, num dado momento, a mulher tenha dúvidas, não se sinta segura para decidir encarar a maternidade, ou, que, diante das dificuldades de ordem genética, ou da falta momentânea de um companheiro, ela prefira abdicar da busca desgastante pela maternidade que não chega, e escolha não ser mãe biológica... Mas, ainda assim, caminhos alternativos naturais de abençoar e ser abençoado pela relação de afeto com uma criança poderão fazer parte de seu projeto de vida – ou não.  

Sem dúvida, a perseguição implacável por ter um filho não é uma coisa saudável.  Isso é loucura, egoísmo, vaidade. Mas eu concordo com uma afirmação da Fernanda Young: ser mãe (seja como for) é a grande oportunidade que a gente tem de contribuir de modo prático para um mundo melhor!  Parêntesis: Tudo bem que tem gente que seria bom que jamais desse cria! (Risos). Mas, curiosamente, não são estas que costumam dizer NÃO à maternidade...  Ao contrário, muitas neste perfil, , costumam usar a maternidade como meio de extorquir dinheiro de suas relações pouco desinteressadas...

Ah – alguém poderá argumentar - a vida está difícil pra colocar filho no mundo! Então, a opção é um cachorrinho? Ora... Adoro bicho, mas, de modo algum é uma projeção positiva, nem equivalente! Tem muita criancinha abandonada precisando de um lar, gente! E, sabe de uma coisa? Nunca foi fácil mesmo ter filhos!

Penso que, em sua grande maioria, traumas familiares, referências negativas, medos, relações conturbadas, e desequilíbrios emocionais os mais variados, acabam levando muitas mulheres a esta afirmação. 

Não, obrigada!

Desculpem,  mas é difícil acreditar que uma mulher, na plenitude de sua saúde e inteligência emocionais, escolha não ser mãe... Ninguém me convence disso! Não ter filhos pode ser uma situação, mas não uma opção.



3 comentários:

Taty disse...

Não sou de comentar em blogs assim, mas dessa vez não consegui me conter. Discordo de grande parte de seu texto, quando principalmente você ressalta, no final, que não ter filhos não pode ser uma opção para uma mulher.

Como uma mulher childfree (ou seja, sem filhos por opção), arregalei os olhos de desgosto e pena de você ao ler essas suas palavras, sinto muito. Minha intenção não é ofender, mas pelo modo como suas palavras foram escritas aqui, sinto que você seria alguém que ofenderia, sim, aquelas mulheres que lutam por aquele futuro que querem e pelo direito de não terem filhos.

Sou completamente realizada sem filhos, sou uma mulher completa sem filhos. Sou abundante na minha plenitude. E não preciso de nenhuma criança para provar qualquer coisa que seja a eu mesma.

Peço, por favor, que reveja suas opiniões e pensamentos à respeito de mulheres como eu. Porque respeitar o direito do outro é fundamental para que um mundo melhor - como você mesma sugeriu - seja alcançada por todos.

João Emiliano Martins Neto disse...

Uma mulher sem filhos é uma árvore com muitas folhas e sem frutos, uma inútil qualquer. Mulher sem filhos, sem nada para fazer e para pensar depois dos 40 anos de idade ou depois da aposentadoria, vão acabar velhotas insuportáveis e fofoqueiras como acontece com uma vizinha minha e meu esporte é xingá-la muitíssimo merecidamente de fofoqueira, desocupada e filha da p.!

vk disse...

Bom tenho 30 anos e 2 filhos me sinto realizada,penso na laqueadura,e acho interessante a mulher não querer ser mãe, é trabalhoso criar um filho mas ao msm tempo é uma sensação tão maravilhosa ser mãe... Débora

Envelhecer é diferente de apodrecer

Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem? (Confúcio) Eu, com certeza, seria velha, em qualquer momento. Devo ter na...