quinta-feira, maio 19, 2016

Tolerância Também Se Aprende





A gente tem a mania de congelar os momentos, e classificar as situações  conforme  os conceitos aprendidos em nossa época de curta experiência de vida, enquanto todos os eventos e momentos da história carrega a potência de milhares de outras histórias passadas. Por exemplo,  o papel social da figura feminina na história. Quantas  mulheres  foram rotuladas, abusadas, discriminadas, "mal faladas" e até mortas para que algumas mudanças fossem finalmente concretizadas  e as usufruíssemos hoje?!

Por mais banalizado que o tema possa  parecer, eu digo que os detalhes são erroneamente subestimados, por não mensurarmos o real Impacto das ações do tempo presente no futuro de toda uma sociedade;  e isso não tem a ver com ser machista ou feminista, tem a ver com garantir sentido à existência,  plenitude aos propósitos da vida humana  em sociedade, independente de cor, gênero, posição social e credo.


Pergunto-me quão tolerante temos sido com a história de mulheres que hoje em dia ainda ousam em seus posicionamentos – dignos, admiráveis, não convencionais,  assustadores,  ou indecentes . Todos  merecem nossa predisposição desarmada a respeito. Devo considerar que minha simples empatia me torna parte ou me exclui de contribuir com mais um tijolinho na construção do mundo em que meus filhos viverão.  Eu, particularmente, devo isso aos meus, afinal, esta lição eu aprendi com eles.

Imagem: Vitor Furtado 

quarta-feira, maio 18, 2016

Espiritualidade Pura e Simples

A busca por Deus geralmente passa pela religião,  mas, transcorrido o tempo da religião, a Sua revelação nos leva além, a uma vida abundante, uma espiritualidade plena, livre e verdadeiramente significativa, onde o culto é a entrega diária e indiscriminada de quem somos, onde estamos e o que fazemos. 

segunda-feira, maio 02, 2016

Coisas que fico pensando Quando Converso Muito com Meus Filhos...


Ter filhos e acompanhá-los num relacionamento sincero, intenso e transparente nos desafia como pais  e como gente. E, sobre isto, digo-lhes que, muitas vezes, precisamos  saber perder, ou pelo menos reconhecer as riquezas que esta  relação  entre gerações  diferentes pode nos proporcionar. Uma delas é o novo olhar sobre o Mundo, e uma leitura despretensiosa de tudo que já não nos é tão familiar...
Há que se ter mente aberta, flexibilidade, e certa dose de  desprendimento  para se reconsiderar opiniões e impressões sobre a vida, seus movimentos, suas formas e funções, e, então, definir o que é eterno, e o que é negociável. 
As coisas se resignificam - histórica e socialmente, é fato.

Partindo desta premissa, eu comecei a considerar o seguinte: 
Na transcendência da vida humana, a fé é um fluido onde muitas coisas se movimentam, é o lubrificante das  engrenagens da vida, engrenagens estas diversas, e passíveis de novos conceitos, entendimento e revelações. Cada dia, um novo dia, tudo novo...  Ou seja, não existem impressões  congeladas ou opiniões imutáveis.
O mundo gira, o tempo passa, e coisas mudam...  E a fé segue sendo aquilo que faz tudo funcionar sem ranger ou quebrar, mesmo que o mecanismo se altere.

Ora! Deus é atemporal! Nele não  há evolução ou regressão, Ele simplesmente é, e o seu ser é essencialmente amor - e este amor é o combustível indispensável, propulsor do motor da vida.
A fé e o amor sobrenaturalmente se encaixam nos inevitáveis ajustes do universo, e, neste, Deus é, e segue sendo humanamente inatingível.
O tempo não afeta Deus, logo,  nenhuma verdade circunstancial, conceitos de época, ou qualquer coisa que sofre o tempo e desafia nosso entendimento pode se justificar ou sustentar-se na aparência primária das coisas, no conservadorismo, ou nas tradições. Há que se renovar o entendimento, e deixar-se ser movido pela fé, e pelo amor, 

“...transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

Envelhecer é diferente de apodrecer

Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem? (Confúcio) Eu, com certeza, seria velha, em qualquer momento. Devo ter na...