domingo, abril 28, 2019

O Silêncio dos Bons


Este texto não é um texto laico. Mas também não é um texto religioso. É só um desabafo, endereçado a pessoas específicas que não estão aqui especificamente especificadas.

“O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons” (Martin Luther King)

Em minha opinião, nem precisa ser tão bom; a menor fagulha de discernimento e leveza é bem vinda em meio a tanto grito insano. Porque os que têm gritado também não são necessariamente maus; é gente conivente, gente que se deixa levar pela cor dos olhos, pelos textos decorados...  Infelizmente, conscientes ou não, essa gente grita junto com o mal, acreditando sincera e ignorantemente em seus mantras. Sinceramente eu não subestimo essa ignorância não, muito pelo contrário, isso chega me dar arrepios, só por lembrar de momentos assustadores na história que foram fruto desta mesma insanidade.
É tão triste perceber quão patéticos somos.

“Não há um justo, nenhum sequer” (diz a Bíblia que tantos resolveram ressuscitar para seu bel prazer). Sim, não há mesmo. Dentro desta premissa, obviamente, não seria razoável colocar a mão no fogo por ninguém, nenhum representante, por melhor que seja, conseguirá soprar sobre seu governo o pozinho mágico do bem. Mas o bem se constrói todos os dias, começando por mim, por você, por todos nós. Então, o bem está a um passo de cada um de nós, logo, o bem não é uma questão política isolada. Bom, mas isso é outra história.  O que eu quero dizer é que, embora tenha minha opinião formada a respeito do que hoje acontece em nosso país e no mundo, não tenho a pretensão de bancar de advogada desse ou daquele. Tenho procurado lidar de modo mais leve com as motivações que levaram tantos “bons” a se posicionarem politicamente diferente de mim, por isso, não vou – aqui -  argumentar em cima das suas perdas financeiras, da violência de que muitos foram vítimas, nem vou ficar perplexa por atribuírem  tudo isso exclusivamente a uma cor específica de bandeira (oxalá  fosse simples assim!). Bom, eu quase compreendo essa nossa (antiga) tendência de crucificar alguém e sentir-se redimido, apostando na segurança do que não nos desafia, mas nos acomoda.
Vou   arrazoar e entender que nem todos tiveram (ou têm) esta leitura da situação, e que fatalmente devem ter tido inúmeras razões (ou preconceitos velados), que encheram seu coração de revolta e ódio, e os levaram a uma escolha “nova”. Ok.
Partindo do pressuposto de que eu estou de boa com tudo isso, sigo considerando:
Nós, seres humanos, mortais, sem bola de cristal, só temos mesmo as evidências para direcionar nossas escolhas, e ainda assim, erraremos. É fato. Bom, mas já que temos evidências, vou propor que as usemos para compor nossa reflexão. Em tempo: evidência, neste nosso assunto, não é só roubalheira de políticos, queda da bolsa, violência e pobreza; sim, isto também é um fator relevante, um diferencial. Mas gostaria de lembrar aos “bons” e silenciosos, sobre algumas evidências que mexem com quem somos, falam do  que fomos feitos, e porque nossos dias de vida nos têm sido misericordiosamente acrescentados – e isto não deve ser com o propósito de ficarmos ricos, famosos e morarmos numa bolha. Ou para vocês é este o sentido?
Aproveitando as evidências e trazendo o à tona um dos famosos mantras – “Deus acima de Tudo”... Jesus foi claro em sua jornada terrena, em todas suas palavras e ações a respeito deste propósito, e deixou sua vida como exemplo a ser seguido. Vejamos as evidências: Ele não desprezou o corrupto cobrador de impostos em cima de uma árvore, mas também não desprezou a prostituta, nem samaritanos, nem mulheres (aliás, ele as valorizou). Jesus gostava de filosofia, de pensar e levar o povo a pensar, justamente para que entendessem o propósito e não repetissem padrões insanos. Estas são evidências que transcendem o status quo, que renovam o entendimento, sem desprezar a história, porque Jesus também não desprezou a história, muito pelo contrário, mas ELE a usou para ensinar quão importante era entender e não engessar o conhecimento. Jesus chocou multidões quebrando paradigmas e desafiando seus seguidores ao entendimento e não repetição da lei. Então, eu penso assim: Qualquer que fale em nome de DEUS e reverbere frases para parecer que O coloca acima de tudo, mas não imita Jesus, esta evidência me chama muito a atenção. Porque , para os cristãos, Jesus é a exata expressão de Deus.
Aliás, o Cristianismo é uma filosofia! É o jeito do Cristo pensar.

Mas a fé é uma história à parte desta insanidade. Porque foi para TODOS, absolutamente TODOS que o Evangelho foi apresentado, e o cristianismo do modo como o concebemos é uma das suas versões. Afinal, nossa distância do que ainda há de nos ser revelado é absurda o suficiente para não gritarmos certezas, apenas agirmos no movimento do Deus que habita em nós, porque acima de tudo ELE é, por essência, e não por jargão.

Encerro este desabafo querendo muito acreditar que os bons não ficarão pra sempre em silêncio, e os mais ou menos bons também não. Porque errar é humano, mas permanecer no erro... Bom, vocês sabem...É burrice.



Nenhum comentário:

Envelhecer é diferente de apodrecer

Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem? (Confúcio) Eu, com certeza, seria velha, em qualquer momento. Devo ter na...