terça-feira, abril 10, 2018

Instinto e Sabedoria


O que fazer com a experiência que a gente adquire nos relacionamentos e nos ambientes, e que, processada em nossa sensibilidade, gera em nós a noção pertinente para identificar riscos, perceber ciladas e intuir situações com a devida idoneidade?  Sabe aquele instinto apurado? Pois é... Devo dizer que esta competência é  uma verdadeira saia justa.
Sair dando a nossa opinião não é uma opção que traga boa reputação, mas a gente só aprende errando. Não são raras as vezes em que busco outras literaturas ou artigos específicos de profissionais já legitimados pelo tempo, experiência ou até mesmo “fama” para espalhar minha opinião. Destas, inúmeras refletem ”ipsis litteris” o meu pensamento, porém fico a dever pela “não referência bibliográfica”, então, navego na onda de pensadores consagrados.
Com o passar do tempo, um gosto amargo de frustração vai incomodando minha “voz”, e sinto-me desmotivada.
É quando, então, recolho-me (ainda que só mentalmente) para refletir sobre minhas motivações, vaidades e propósitos, e, neste campo de concentração, busco novo entusiasmo; porque a frustração é um caminho ladeira abaixo, e se eu quiser , um dia, ter mais que licença poética, e ser referência bibliográfica,  a direção  é permanecer avante, nunca ruir.
Daí, meu instinto fica descontaminado,  e de apurado passa a ungido pelo santo bálsamo da paciência, que é uma porção da sabedoria. E o silêncio da espera pelo tempo certo das coisas me faz parecer sábia.

A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a sabedoria da humildade.” (T. S. Eliot)

Nenhum comentário:

Envelhecer é diferente de apodrecer

Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem? (Confúcio) Eu, com certeza, seria velha, em qualquer momento. Devo ter na...